Saiba quais são as gorduras benéficas ao organismo e em quais alimentos elas são encontradas
Para quem quer ficar com o #shape em dia, a dica padrão é: evite gorduras! Entretanto, não é bem assim. Apesar de existirem muitas gorduras que fazem mal para o organismo, existem aquelas que, além de beneficiar a saúde, também ajudam a modelar o corpo.

Esses lipídios benéficos são as gorduras polissaturadas e monoinsaturadas, encontradas, normalmente, em alimentos de origem vegetal e também em peixes de água de fria. “Elas auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Além de ajudarem na formação de hormônios e servirem para aumentar a saciedade”, explica a nutricionista Isabella Vorcaro Chaves.
Os benefícios das gorduras poli e monoinsaturadas
Segundo a nutricionista esportiva, os benefícios podem ser medidos a curto e longo prazo.
As primeiras melhorias no organismo podem ser vistas na pele e no funcionamento do intestino. Já a longo prazo, o consumo diário dessas gorduras ajuda a diminuir as tendências de dor e inflamação, visto que a maioria dos alimentos que possuem gorduras saudáveis são ricos em ômega 3, um potente anti-inflamatório.
Para que essa gordura aja no organismo, Isabella recomenda que elas sejam consumidas em uma ou duas porções por dia. “Isto já é o suficiente para adquirir os benefícios funcionais de proteção de doenças e melhora da pele”, sugere.
Alimentos que contêm gorduras saudáveis
Veja quais são as oleaginosas mais indicadas pela nutricionista Isabella Vorcaro Chaves:
+ Abacate: essa fruta oleaginosa auxilia na desintoxicação devido a uma de suas enzimas antioxidantes, que também ajuda no combate ao envelhecimento, age no funcionamento do sistema imunológico e rejuvenesce as células;
+ Avelã: considerada uma ótima alternativa para quem não consome leite e seus derivados, é rica em cálcio;
+ Amêndoas: com o maior teor de proteínas vegetais, a amêndoa é riquíssima em vitamina E, que combate o envelhecimento precoce;
+ Nozes: “fonte de cobre, potássio, ferro e arginina, é fundamental para o sistema endócrino estimulando a liberação de catecolaminas, insulina, glucagon e hormônio de crescimento”, recomenda Isabella. Devem ser consumidas durante o ano inteiro, não apenas em festas de final de ano.
+ Macadâmia: quando consumida frequentemente, tem o poder de prevenir doenças cardíacas e de reduzir os níveis do mau colesterol e triglicérides. É ótima para pele, fonte de vitaminas, proteínas, fibras e minerais, além de aumentar a sensação de saciedade.
Consultoria: Isabella Vorcaro Chaves, nutricionista.

Adoro abacate... hummm!
ResponderExcluir